Neste final de semana, quis assistir uns DVDs vindo dos EUA no meu computador. Quando o computador chegou, eu setei o drive de DVD para funcionar na região 4. Para quem não sabe, é possivel modificar a região apenas algumas vezes (4 vezes, no meu caso). Se eu quisesse assistir esses DVDs, eu teria que mudar para a região 1, e depois mudar para a região 4.
Odeio esse tipo de limitação. Não é uma limitação tecnológica. É apenas uma limitação imposta! Pô... Comprei o drive de DVD e quero ter o direito de usá-lo como bem entender. É a mesma limitação que existe em DVD players para TVs (só que, teoricamente, não se pode trocar a região desses players). Se eu compro um DVD player no Brasil e compro algum DVD de qualquer outro lugar do mundo eu não posso ler? Não posso ter esse direito?
Obviamente, podemos ter esse direito por meios, digamos, não-usuais. Para o DVD player, bastou pesquisar na Internet e, para o DVD de casa (um LG 4230n) há um código simples que deixa o DVD como "Region Free".
Para o drive do computador, há 2 opções. A primeira, para quem tem coragem, é atualizar o firmware do drive. Particularmente, eu não quis sofrer esse risco. Uma opção mais agradável é o DVD Region Free, um aplicativo que roda no systray e que libera magicamente o drive para ler qualque região. O aplicativo é shareware (30 dólares após 30 dias), mas é ótimo.
Mais informações aqui.
Quem souber mais sobre destravar a região do DVD, mande um comentário...
terça-feira, abril 25, 2006
Assistindo DVDs
Postado por George Guimarães às 12:44 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Bem, como te falei, eu uso o k-lite mega codec pack, instalo com as opções de mpeg-2 que não estão na instalação padrão, com isso eu consigo assistir qualquer DVD no Media Player Classic. Outra opção é utilizar o VideoLan ou o MPlayer. Mais informações no meu post sobre players de vídeo
Postar um comentário