terça-feira, junho 20, 2006

Mozy Backup

Tenho usado um sotware de backup online muito bom, o Mozy.

Vc seleciona o que vc quer guardar e ele envia seus arquivos aos servidores do Mozy. Mas ele criptografa o conteúdo dos arquivos, assim, teoricamente eles não tem acesso aos seus arquivos. Digo teoricamente porque para isso ser verdade, vc deve fornecer uma chave de criptografia ao programa. Caso vc perca a chave, adeus aos dados! Não será possível mais acessá-los.

Mas eles próprios se oferecerem para administrar sua chave de criptografia. Ou seja, vc nunca vai perder a chave, mas a sua privacidade cai um pouco.

Mesmo assim, o programa é ótimo. Ele usa a banda ociosa do seu micro para enviar os arquivos (enquanto vc vai ao banheiro, ele aproveita e envia um pouco dos dados). Quando o arquivo já está no servidor, ele apenas envia os pedaços que foram alterados (backup incremental). Isso otimiza ainda mais o envio.

Outra coisa que eu notei: caso algum arquivo seu, por exemplo, um PDF, já tenha sido enviado por mais alguém ao Mozy, vc não precisa fazer o upload dele.

Enfim, vale a pena testar. Ah, vc começa com 2GB de espaço para enviar os arquivos. E, cada vez que vc convida alguém a realizar um backup com eles, vc e seu amigo ganham 256MB a mais de espaço.

Para se cadastrar, acesse https://mozy.com/?code=35NXK2 (assim, vc e eu ganhamos um pouco a mais de espaço. O código 35NXK2 deve aparecer no seu cadastro).

3 comentários:

Anônimo disse...

Ô George, eu quero o crédito tb, hehe!!!

Anônimo disse...

E como faço para deletar arquivos ja enviados para o Mozy????

George Guimarães disse...

Roberta, para deletar os arquivos existe uma opção "Delete Account", dentro do menu do site do Mozy.

Olha só o que eles dizem:
"Deleting your account will cause all of your backed up files to be deleted from the Mozy servers."